Com estreia programada para quinta-feira dia 22 de julho, Um Lugar Silencioso 2 não é uma continuação, mas sim o segundo ato de uma história, até agora, muito bem contada.
Programado para estrear inicialmente no ano passado, Um lugar silencioso 2 teve sua estreia adiada em mais de um ano devido a pandemia que ainda assola o nosso planeta. Foi uma das melhores estreias do “novo normal” e está fazendo de John Krasinski um dos bons diretores dessa nova safra, com apenas 3 filmes lançados na tela grande.
Um lugar silencioso 2 é bem mais tenso que seu predecessor e mesmo não tendo nenhuma surpresa, o filme consegue uma coisa muito rara hoje no cinema: a habilidade de impressionar sem inovar. A montagem é uma das peças chave para que essa experiência funcione. Experiência essa que tem que ser vivida na melhor sala disponível em sua cidade e com ainda mais silêncio do que na primeira parte.
Krasinski não precisa perder mais tempo na história e da um upgrade no suspense e na ação não caindo em repetições desnecessárias nem de ideias nem de situações. Já sabemos o que vai acontecer e encaramos essa sabedoria de como se fosse novidade. Pouquíssimas são as continuações que nos passam uma experiência como essa.
Cillian Murphy chegar para adir o elenco na medida certa. Todos os atores tem participação igualitária nessa continuação, mas devemos destacar a atriz Millicent Simonds, que consegue ser disparada a melhor em cena.
Gosto de frisar que Um lugar silencioso 2 não é uma segunda parte, é uma continuidade. John Krasinski já está trabalhando no roteiro da conclusão que deverá estar chegando às telas em 2023. Vamos nos agarrar com todos os nossos santos para que ele termine essa história fora da curva de como a maioria dos diretores/roteiristas americanos trabalham hoje: fazem uma grande introdução, um segundo ato espetacular e se perdem totalmente no ato final.
Também não posso deixar de falar do jovem Noah Jupe que está dando um show. O que Emily Blunt e John Krasinski brilharam na primeira parte, essa dupla está brilhando na continuação. Os dois tem uma carreira bastante promissora na concorrida Hollywood atual.
Uma das sequências mais emocionantes de Um lugar silencioso 2 é quando o diretor separa todos os protagonistas em grupos e os comanda numa tensa sequência simultaneamente em que cada um deles luta por sua sobrevivência.