Existem muitos amantes do cinema e também pessoas que se encantaram pela arte desde o primeiro filme que viram. A busca para conseguir imagens em movimento para contar histórias vem desde a antiguidade, fazendo com que muitos artistas ficassem noite e dia pensando em como isso seria possível. Você tem ideia de como e quando o primeiro filme foi produzido?
O ser humano sempre foi apaixonado por contar histórias, numa conversa entre amigos ou registros de acontecimentos. Desde o surgimento da captação de imagens, muitos estudiosos inventaram aparelhos para esses registros e criaram desde pequenos fragmentos até o cinema como conhecemos atualmente.
Até os filmes hoje, muitos rolos de fotografias foram usados. Porém, toda história tem um início. E o início do cinema foi em 1895, quando os irmãos Louis e Auguste Lumière projetaram um filme pela primeira vez, em um café em Paris.
“Sortie de L’usine Lumière à Lyon” (Empregados deixando a Fábrica Lumière) foi criado por Louis Lumière e é considerada a primeira obra a ser projetada, um curta-metragem que contava com 45 segundos de duração.
Mas há muito para ser contado desde o surgimento dos primeiros registros até a projeção efetiva de um filme. Afinal, Louis-Jacques Daguerre e Joseph Nicéphore Niépce já haviam inventado a fotografia na primeira metade desse século — o que possibilitou a criação do cinema, que revolucionou o mundo das artes.
A indústria dos estúdios em Hollywood
Conforme o cinema foi alcançando sua popularidade entre a classe média e filmes cada vez mais longos, os expositores tiveram que criar espaços mais confortáveis e bem decorados para atrair seu público. Esses lugares luxuosos, com enfeites em mármore, não só substituíram os nickelodeons, como também levaram os estúdios em Hollywood ao topo da história do cinema.
Com a crescente demanda do cinema, os produtores perceberam que os filmes só conseguiriam se manter na indústria se fossem gravados durante todo o ano. Entretanto, isso seria inviável nas cidades de Chicago e Nova York, pois as duas cidades contam com condições meteorológicas instáveis, impedindo as gravações ao ar livre.
Produtores tentaram gravar em diversas cidades, principalmente as mais quentes, mas não obtiveram sucesso. Mas em uma cidade no subúrbio de Los Angeles, chamada Hollywood, as gravações deram certo. A cidade provou ser o local ideal para as produções do cinema por várias razões, como:
- clima temperado e ensolarado o ano todo;
- terra abundante e barata;
- acesso a montanhas e desertos;
- variações de lagos;
- costas e florestas.
Isso fez com que, em 1915, 60% da produção cinematográfica dos Estados Unidos tivesse sido feita em Hollywood. Até hoje, a cidade conta como uma das maiores referências da indústria cinematográfica mundial.
O cinema faz parte da vida das pessoas, podendo contar histórias tristes, felizes, de drama, ação, terror, documentários etc. Com isso, vemos a importância de conhecer melhor como tudo começou e quem foram os artistas que inventaram os aparelhos que trouxeram essa indústria ao que ela é hoje.