E a Dreamworks acerta novamente com Os Croods 2 – Uma nova era que está programado para entrar em cartaz no dia 1º de Julho na maioria das salas de cinema do país.
A cada animação que eu assisto, eu fico mais impressionado com a qualidade dessas produções. Impressionado ao ponto de me preocupar com o fato de que daqui a alguns anos os humanos vão entrar apenas com a voz ficando seus corpos cada vez mais desnecessários dada a melhoria dos efeitos nas animações. Oremos para que isso ainda demore algumas gerações, mas que vamos chegar a esse patamar, não tenho a menor dúvida. Lembrem-se bem do que vou lhes afirmar: daqui a alguns anos teremos acrescentadas nos prêmios Oscar as categorias de melhor ator a atriz de animação.
Uma das muitas surpresas dessa segunda parte é como o roteiro cresceu em relação a primeira parte e nos entregou um filme que é para ser visto em família e vai impactar mais os pais do que os filhos. A Dreamworks adora fazer isso e já nos entregou verdadeiras maravilhas sobre família com Divertida Mente e Os incríveis 2. Em Os Croods 2, a mulherada é quem comanda e os papéis femininos tem grande destaque nessa sequência. Uma das abordagens que eu gostei foi que a animação não apresenta um vilão, apenas 2 famílias com pontos de vistas diferentes dando razão, cada uma, a sua realidade.
Mesmo com os homens assumindo os papéis de coadjuvante nessa produção, ainda sim temos diálogos interessantíssimos sobre o que é ser um bom pai e os cuidados que devemos ter com a nossa família.
Temas como o primeiro amor, a diferença de classes, o egoísmo, a desobediência a regras estabelecidas, a solidão e que a experiência dos mais velhos podem nos ajudar muito em situações complicadas são abordadas em Os Croods 2 que sem a menor dúvida vai encantar e divertir a criançada, mas vai fazer com que os pais reflitam bastante sobre esses temas que acabei de citar e como os estamos trabalhando de forma errada e que a eterna batalha entre o moderno e o antigo não precisar ser uma guerra e pode muito bem conviver na mais perfeita harmonia.
Também não posso esquecer e destacar as músicas escolhidas para cada situação e que fazem um perfeito contraste entre o clássico e o moderno. Nesse quesito quem vai curtir mais são os pais, pois muitas das músicas apresentadas não são conhecidas pela maioria das crianças que irão assistir a essa produção.
Como toda produção da Dreamworks, a versão Brasileira está primorosa e traz as vozes dos famosos Rodrigo Lombardi, Juliana Paes, Raphael Rossatto e Luísa Palomanes. O interessante é que você só vai sacar as vozes quando o filme termina e é indicado o ator que fez cada voz. Um ponto interessante a se levar em consideração.
NOTA
Trailer