Com estréia programada para hoje (13 de Fevereiro), Sonic O Filme entra em cartaz em quase todos os circuitos de salas do Brasil. Segundo filme e primeiro para os cinemas do novato diretor Jeff Fowler (seu outro único trabalho foi um curta intitulado Gopher Broke de 2004. Nesse meio tempo ele fez alguns trabalhos como animador de outros curtas e nos efeitos visuais do muito bom Onde vivem os Monstros de 2009. No elenco, Jim Carrey (Ace Ventura 1 e 2) está de volta e mais relaxado que nunca, fazendo o que sabe fazer melhor com maestria. Completando o elenco de apoio, James Marsden (O cíclope de X-Men 1, 2 e 3), atuando linearmente como sempre, como seu par a pouco conhecida mas de vasto curriculum Tika Stumpter (Michele e Obama). Mas afinal, quem é esse tal de Sonic – o Ouriço? Para quem é dessa geração, essa é uma pergunta quem temos que responder, mas para quem vem dos anos 90 e jogou muito o video game Mega Drive, já está contando as horas para a estréia do filme.
Sonic the Hedgehog é um ouriço azul nascido em Green Hill, na South Island. Lá ele vive e tem muitos amigos. Desde pequeno sempre foi famoso por ser um pouco diferente: ser o mais veloz dos animais da floresta! Sonic vive num mundo cheio de animais, e sustentado pelo poder de pedras especiais, as Chaos Emerald. Sonic the Hedgehog é o principal mascote da SEGA e um dos maiores ícones dos videogames. Do Master System ao Dreamcast, o ouriço velocista apareceu em todos os consoles da companhia.
Antes do ouriço azul tomar o posto, a SEGA teve os seguintes mascotes: Prof. Asobin (1983), Dr. Games (1984), Opa Opa (1986) e Alex Kidd (1986). Diferentemente de seus antecessores, Sonic foi cuidadosamente planejado para bater de frente com Super Mario, o mascote da maior rival da SEGA, a Nintendo. Sonic o filme era pra ser lançado nos cinemas em 2019, mas quando a Paramount lançou o primeiro trailer, a vida da produtora virou um verdadeiro caos, pois fãs do Sonic no mundo inteiro se movimentaram e deram um ultimato aos produtores: ou vocês deixam o nosso ouriço mais próximo do que ele é, ou ninguém vai aos cinemas assistir ao filme. Resultado: a Paramount tirou o trailer do ar, reformulou todo o personagem e adiou o lançamento em 6 meses. Ainda bem, porque o resultado final vai agradar tanto aos fãs dos anos 90 quanto a criançada de hoje. O diretor e os produtores fizeram um filme enxuto e objetivo que diverte a todos.
Mas apesar de todos esses pontos positivos, Sonic deve fazer um sucesso mediano em sua carreira nos cinemas devido a simplicidade de seu roteiro. Dependendo do que o filme fizer no mundo, a Paramount já está com tudo pronto para uma continuação. Um aviso: fiquem até o fim porque 2 cenas pós-créditos nos deixam já ansiosos para uma “possível” sequência.
Como Sonic entrou uma semana após Arlequina, é muito provável que as salas com melhores qualidades de som e imagem não exibam o ouriço corredor. Também não tenho conhecimento de que vai haver lançamento em cópias 3D, o que é bom, pois não precisa. Pode ir aos cinemas e levar filhos, sobrinhos, enteados, primos e amigos, porque a diversão é garantida.
NOTA: