Extra! Extra! A coreia conquistou os Estados Unidos na madrugada dessa segunda, 10 de fevereiro. Pela primeira vez na história do Oscar (que chega a sua 92ª edição) um filme de idioma que não o Inglês leva o prêmio de melhor filme, a principal categoria. Parasita ainda levou os prêmios de melhor filme internacional, diretor e roteiro original. Em uma noite cheia de surpresas, premiações dadas como certas perderam e, como acontece todos os anos algumas injustiças foram cometidas. Um dos fatos mais curiosos foi o total desprezo da Academia por O Irlandês que saiu sem nenhuma estatueta. Joe Pesci fez até bem em não comparecer.

Era o meu favorito, mas perdeu para Brad Pitt. Os prêmios de melhor ator e melhor atriz não foram nenhuma surpresa. Joaquin Phoenix e Rene Zellweger, respectivamente, levaram as estatuetas pra casa nessa madrugada. Laura Dern pode comemorar em dose dupla pois ganhou a estatueta de melhor atriz coadjuvante no dia do aniversário. Não foi dessa vez que o Brasil ganhou e o ex-presidente Barack Obama foi o vencedor na categoria melhor documentário com seu Indústria Americana. Mesmo sendo o mais bem cotado, não achei que Toy Story 4 tenha merecido ganhar melhor animação. Estava achando que Klaus ou o Elo Perdido iriam levar o prêmio.A academia ainda não aprendeu a dar chances a outras animações que não sejam da Disney. Uma vez perdida é que isso acontece como foi o caso de Homem-aranha no Aranhaverso que ganhou o prêmio de animação no ano passado.

Jo Jo Rabbit mereceu o Oscar de melhor roteiro adaptado e 1917 levou a melhor fotografia da noite. Adoráveis mulheres foi eleito o melhor figurino e O escândalo levou merecidamente o prêmio de melhor maquiagem. 2020 não foi o ano de star wars que também não ganhou em nenhuma das categorias que concorreu (edição, trilha original e efeitos visuais). Os prêmios técnicos ou ficaram com Ford V Ferrari ou com 1917. Realmente prêmios merecidos pois são filmes muito difíceis de se montar. O trabalho em 1917 ficou tão bom que somos levados a acreditar que o filme tem apenas 2 takes. Além de melhor ator, Coringa também levou melhor trilha original. Elton John levou (acredito eu) que o último grande prêmio de sua carreira com o Oscar de melhor canção. Prêmio merecido, mas eu estava torcendo pela música do filme Harriet. Elton John já ganhou tantos outros prêmios Oscar que um a mais, não fará assim tanta diferença, acredito eu.

Acho muito interessante o fato de todos dizerem que mulheres não tem chance em Hollywood, mas muitos prêmios dessa noite foram ganhos exclusivamente por mulheres. Os votantes da Academia devem achar que se não tiver nas categorias principais (diretor e filme) é a mesma coisa delas não terem participado. Infelizmente o acesso aos documentários e aos curtas, ainda é um tanto quanto restrito por aqui e essa respectiva categoria é a menos vista pelos críticos e analistas brasileiros. Por exemplo, dos documentários indicados apenas 2 estão disponíveis com mais facilidade e porque estão em cartaz na Netflix. As distribuidoras brasileiras deveriam dar um pouco mais de atenção a essa importante categoria.

Vamos aos ganhadores

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado

NENHUMA SURPRESA. ERA MESMO O MAIS COTADO.

A imagem pode conter: 2 pessoas, texto

TAMBÉM NENHUMA SURPRESA. VOTEI NA ANIMAÇÃO KLAUS.

A imagem pode conter: texto

A imagem pode conter: 3 pessoas, texto

PRIMEIRO PRÊMIO DO GRANDE VENCEDOR DA NOITE.

A imagem pode conter: 4 pessoas, close-up

TAMBÉM MERECIDO PRÊMIO.

A imagem pode conter: 2 pessoas, noite

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre

ACHEI QUE O IRLANDÊS IA LEVAR AO MENOS ESSE.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, texto e atividades ao ar livre

FOI O MELHOR MESMO.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL AMERICAN FACTORY NÃO GANHAR.

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

ERA O FAVORITO.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas

MERECIDO. COMEMOROU DUPLAMENTE: O ANIVERSÁRIO E O PRÊMIO.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e carro

BELÍSSIMO TRABALHO DOS EDITORES. MERECIDO

A imagem pode conter: 2 pessoas, texto

ACHEI QUE FORD V FERRARIA IRIA LEVAR. MAS 1917 TAMBÉM MERECEU.

A imagem pode conter: 1 pessoa

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e carro

REALMENTE MERECEU. UM DOS FILMES MAIS TRABALHOSOS PARA SE MONTAR.

A imagem pode conter: 3 pessoas, texto

ACHEI QUE OS VINGADORES IRIA VENCER.

A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up

PRATICAMENTE SEM CONCORRENTES. FOI REALMENTE A MELHOR MAQUIAGEM DE 2019 MESMO.

A imagem pode conter: 2 pessoas

NENHUMA SURPRESA NESSA CATEGORIA.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

PRIMEIRO PRÊMIO PARA O CORINGA. MERECIDO.

A imagem pode conter: 1 pessoa

TAMBÉM ZERO SURPRESA NESSA CATEGORIA.

A imagem pode conter: 3 pessoas, atividades ao ar livre

NÃO ERA O MEU PREFERIDO. MAS O PRÊMIO FOI MERECIDO.

A imagem pode conter: 1 pessoa

SURPRESA PARA ALGUÉM? NENHUMA.

A imagem pode conter: 1 pessoa

OUTRA PREMIAÇÃO COM ZERO SURPRESA.

A imagem pode conter: 3 pessoas, atividades ao ar livre

A GRANDE SURPRESA DA NOITE. MUITA GENTE ESTAVA ACHANDO QUE 1917 IRIA GANHAR. MAS A ACADEMIA SURPREENDEU O MUNDO COM ESSA PREMIAÇÃO.