Desde 2019 que Michael Bay (Os bad boys 1 e 2, Transformers 1,2,3,4 e 5) não trabalhava por trás das câmeras quando dirigiu o ruinzinho Esquadrão 6. E voltou fazendo o que ele sabe fazer melhor: adicionar alguns novos pontos de vista em termos de técnica a uma fórmula que já não está mais dando tão certo como antigamente, o bom e velho cinema de ação. Ambulância – um dia de crime tem um elenco até razoável e traz nomes como o ótimo Jake Gyllenhal de Homem-aranha longe de casa, Eiza Gonzalez do acima da média Em ritmo de fuga, Yahya Abdul-Mateen II de Matrix 4 e Garret Dillahunt do também acima da média As viúvas.
Ambulância, é um tanto quanto envolvente, mas com quase 2 horas e meia de duração se torna um pouco cansativo. Se essa produção tivesse 20 minutos a menos, eu a teria recebido com bem mais entusiasmo. Como citei anteriormente, Michael Bay consegue inovar e nos mostrar os novos truques e os novos jogos de câmera para um filme de ação. Mas peca pelo exagero dos closes e da câmera tremida demais durante mais da metade do filme para tentar fazer com que o espectador tenha uma experiência mais realista. Nunca pensei que iria afirmar isso: mas ao assistir em uma sala com excelência superior de imagem e som, essa experiência se torna bastante cansativa, mesmo para que já está acostumado a sempre ver esse tipo de produção. Portanto, escolha uma sala convecional de cinema, aonde o som é um pouco mais baixo e sua experiência poderá até ser melhor do que o esperado.
Sendo assim, Ambulância – um dia de crime vale o ingresso e nos mostra que Michael Bay ainda manda bem no cinema de ação mesmo em um filme com um orçamento um pouco mais moderado que seus últimos trabalhos.
Críticas e falhas a parte, eu prefiro muito mais um filme desse nível poucas vezes no ano do que vários muito ruins com Bruce Willis, Mel Gibson, Nicolas Cage e Liam Neesom. Esses sim, parecem que, quanto mais filmes fazem, menos aprendem sobre o cinema raiz de ação que tão bem representaram em um passado cada vez mais distante.
Minha nota para esse filme é: