E lá se vão bons 22 anos desde a estreia do primeiro Matrix nos cinemas. Um filme que foi divisor de águas, colocando a ficção científica em um novo patamar nos cinemas. Recheados de questionamentos filosóficos e ousados além de uma trama diferente e efeitos especiais bastante inovadores para a época.
Em 2003 chegaram as continuações, Matrix reloaded e Matrix revolutions, respectivamente. Uma segunda parte razoável e uma terceira parte bem ruinzinha. Eu sempre afirmo e muitos amigos críticos concordam comigo que, se ao invés de 2 filmes os produtores fizessem um só de 3 horas, o resultado seria bem diferente e a aceitação teria sido bem melhor. Depois de ver esse novo filme, eu considero a segunda e a terceira parte como um filme só regular.
Matrix 4 era um dos filmes mais duvidosos do ano. Todos já sabíamos o que iríamos assistir, ou seja, mais do mesmo, mas a grande dúvida era: será que valeria a pena ou seria mais uma boa ideia mal aproveitada? Felizmente valeu muito a pena e como o próprio título já diz, Matrix ganhou fôlego para mais alguns filmes no cinema.
Para se ter uma completa experiência, é essencial que se tenha assistido aos 3 primeiros filmes, pois essa 4ª parte tem muitas, mas muitas referências aos outros filmes.
A crítica americana ficou bastante dividida. As primeiras análises estão do tipo ou amei ou odiei. O filme tem um primeiro ato muito bom, um segundo um tanto quanto cansativo e um ato final eletrizante. Um dos pontos que gostei mais foi vermos os efeitos os quais estamos acostumados a ver nos primeiros 3 filmes de uma forma totalmente nova.
O fato é que Matrix 4 conseguiu reinventar a série e ainda deixou fôlego para mais algumas produções, sem apagar os filmes anteriores. Outro ponto que achei muito interessante é que toda a interface do filme está em Português, ou seja, todas as placas, mensagens nos celulares, imagens nos computadores, está em nossa língua. Um cuidado extra que faz muita diferença. É o melhor do ano? Um dos, sem dúvida.
Além de Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss, o elenco de Matrix 4 conta com Yahya Abdul-Mateen II, Jessica Henwick, Neil Patrick Harris, Jonathan Groff, Priyanka Chopra Jonas, Telma Hopkins, Toby Onwumere, Brian J. Smith, Eréndira Ibarra, Max Riemelt, Christina Ricci, e o retorno de Jada Pinkett-Smith reprisando o papel de Niobe.
Minha nota para esse filme é: