Air ganha novo pôster estampado por astros

A primeira boa surpresa do ano. Quando o assunto é biografia, eu, normalmente não vou ao cinema. Por que? Normalmente a vida do biografado é rica demais para ser mostrada em apenas 2 horas ou pouco mais de projeção. Mas, ainda bem que eu estava errado, pois Air – a história por trás do logo teve sua campanha de marketing vendida de forma a se levar a acreditarmos que essa produção era sobre a vida de Michael Jordan. Ainda que consegui assistir a essa belíssima primeira produção dos Estúdios Amazon em parceria com a Warner antes de sua estreia nos cinemas, a qual está programada para o próximo dia 6 de abril. Dirigida por Ben Affleck e com um grande elenco que tem nomes como os de Matt Damon (A identidade Bourne, Gênio Indomável), Viola Davis (A mulher rei), Jason Beatman (O garoto do futuro II) e o próprio Ben Affleck (Garota esquecida) e Chris Tucker (A hora do Rush).

AIR: A história por trás do logo

A grande sacada de Air é que ao mesmo tempo é um filme sobre o Michael Jordan, mas não sobre a sua vida e sim todo o processo que levou a Nike a assinar com ele, revertendo um quadro de uma empresa prestes a ser esquecida a uma bilionária empresa que ousou e apostou tudo o que tinha e o que não tinha em um sonho.

Um enredo simples e bem construído, divertido, transformado em um filme que em momento algum chega a ser cansativo e que vai ser usado como exemplo em cases de sucesso nos cursos de marketing, publicidade e jornalismo por anos a fio. Um filme que é uma verdadeira “aula” de como devemos fazer para que a nossa ideia seja acreditada e muito bem vendida. Uma parceria, aparentemente improvável, mas que caiu como uma luva para o estilo de vida dos anos 80. Se essa história se passasse após a primeira metade dos anos 90, tudo seria muito, mas muito diferente.

Dois pontos positivíssimos que fazem essa produção se tornar tão cativante e surpreendente: a edição e a trilha sonora. William Goldenberg, que já contribuiu anteriormente com Ben Affleck em Argo nos dá uma imersão como há muito tempo não é vista no cinema sobre uma década tão fascinante como foram os anos 80. Trilha sonora totalmente retirada também dos anos 80, tanto na parte instrumental, quanto nas músicas. Um dos pontos muito interessantes da trilha sonora instrumental é que se você acha que só vai ver e ouvir material dos anos 80 pertecentes a Warner, pode ir se preparando para um deleite visual e auditivo entre quase todas as principais produtoras de cinema e televisão da década de 80. Ben Affleck estava inspiradíssimo e provou que, quando ele quer, sabe fazer material de altíssima qualidade, tanto na atuação, quanto na produção e direção.

Uma história inpiradora e totalmente atemporal que é conhecida por um número de pessoas não muito extenso, pelo menos até agora. E não se assustem se essa produção receber alguma ou algumas indicações para os prêmios Oscar do ano que vem.

Todo grande momento da história, seja em qualquer segmento for, só foi conquistado porque alguém se arriscou, alguém ousou ou apostou tudo que tinha para que esse momento desse certo. E Air conta justamente esse grande momento que foi um dos acordos mais bem sucedidos da história do basquete profissional até hoje.

Um filme que  nos ensina a termos paciência para poder alcançarmos nossos objetivos. A história mostra que pouco conseguimos conquistar se não pensarmos muito bem o que queremos. Um elenco muito bom em que até o mais deconhecido dos atores ou atrizes do grande público dá um show de interpretação e fazem os 118 minutos de projeção parecerem apenas 11,8 minutos.

É muito bom você sair de uma sala de exibição satisfeito com uma produção a qual você entrou com sérias dúvidas se veria um bom filme. Vale cada centavo do ingresso.

Air foi tão bem recebido que está com uma aprovação de quase 100% de crítica e 92% de público no site Rotten Tomatoes, um dos sites mais bem conceituados sobre cinema no mundo. E também recebeu nota 8 do Internet Movie Database, a bíblia dos cinéfilos na Internet.

Minha nota para esse filme é

10 FILMES A QUE TODO EMPREENDEDOR DEVE ASSISTIR – Faculdade Montessoriano