Tom Cruise é um caso único no cinema de ação da Hollywood de hoje. Isso porque ele consegue nos entregar mais do mesmo e cada vez melhor com os filmes da franquia Missão: Impossível que chega ao seu 8º exemplar e encerra essa fase de forma espetacular em um dos melhores, e não ouso se afirmar, o melhor filme de ação de 2025.
Dirigido mais uma vez por Christopher McQuarrie que desde MI5 comanda muito bem as aventuras do agente Ethan Hunt no cinema. Missão: Impossível – O Acerto Final foi escrito por Bruce Geller, que além de ser o criador da série original colaborou com o roteiro de todos os 8 filmes da franquia, Erik Jedressen da excelente minissérie Band of Brothers e o próprio diretor Christopher McQuarrie.
Essas 6 mãos conseguiram realizar um trabalho que eu achava praticamente impossível: Ligar todos os capítulos da franquia nessa suposta produção final. Um filme que consegue ser muito bom e funciona para quem nunca viu um filme sequer dessa cinesserie e funciona muito, mas muito mais pra quem já vem acompanhando Tom Cruise em Missão:Impossível desde a segunda metade da década de 90.
No elenco principal Tom Cruise volta em um dos papéis mais confortáveis de sua carreira há quase 30 anos, Ving Rames, Simon Pegg, Hayley Atwell, Esai Morales, Angela Basset, Henry Czerny e Rolf Saxon que é uma grata e bem vinda surpresa.
Discordo de alguns colegas críticos (tenho esse direito) que não deram a merecida nota que essa produção merece. Reclamando de pontos desnecessários e o achando muito longo. São 2 horas e 49 minutos de projeção absolutamente necessárias para o fechamento desse arco. Peca em algumas passagens? Sim, mas de forma alguma que venha a prejudicar o todo. Mesmo alguns colegas não considerando essa oitava parte como o melhor exemplar da série, Missão:Impossível 8 é sim, sem sombra de dúvidas, uma justa homenagem a tudo que ela representa.
Missão:Impossível 8 passeia graciosamente por todos as predecessoras produções sem deixar o espectador entediado. E as reviravoltas e surpresas relacionadas aos outros filmes são muito bem elaboradas e não achei em nenhum momento, exageradas. Um entretenimento digno e obrigatório de ser visto no cinema se for apreciado pela primeira vez. E de preferência, em uma sala IMAX, que é a melhor sala em termos de som e imagem que temos disponível em nossos cinemas do Brasil e do Mundo.
Iverossimilidades à parte, o inimigo de Missão:Impossível 8, embora já maduro e mortal nesse filme, é um inimigo não muito distante da nossa realidade: a inteligência artificial, que se não tratada com o devido cuidado, poderá se tornar uma ameaça tão real e impossível de se vencer com enormes e catastróficas consequências para toda a humanidade em um futuro a médio prazo.
Na época do lançamento do capítulo anterior, Tom Cruise se deparou com uma falta de sorte que prejudicou o resultado final de arrecadação que foi o fenômeno Barbie e Oppenheimer (o famoso Barbieheimer). Esse “fenômeno” cinematográfico, atrasou o lançamento de Missão:Impossível 8 em mais de um ano e fez com que o roteiro fosse muito modificado. Motivo pelo qual eu peço encarecidamente ao público: vá ao cinema e prestigie essa produção. Além de você estar indo assistir o melhor filme de ação desses últimos anos, essa produção merece o seu, o meu, o nosso comparecimento. O site Rotten Tomatoes está com uma aprovação de 80% por parte da crítica especializada. Ainda não temos o número da aprovação do público porque MI8 ainda não estreou oficialmente no mundo. Seu lançamento está programado para o dia 22 no Brasil e a partir do dia 23 no resto do mundo. Pra quem gosta do cinema entretenimento e de um excelente filme de ação, vá sem medo algum para o cinema, pois vale a pena.
Minha nota para esse filme é: