Em 1984 um despretensioso filme com orçamento modesto estreou nos cinemas Americanos sem a menor noção do fenômeno o qual se tornaria. O filme – Karate Kid – A Hora da Verdade.  Com orçamento modesto de 8 milhões de dólares para a época (25 milhões se convertidos para valores atuais) e um diretor premiado e experiente para poder ser vendido, John G Avildsen que ganhou o Oscar de melhor diretor por Rocky – Um LutadorKarate Kid foi escrito por Robert Mark Kamen advindo dos bons Toque de Recolher e Seita de Fanáticos, teve em Karate Kid seu terceiro trabalho para o cinema. Para o elenco, nenhum nome de muito sucesso a época. Ralph Macchio que ficou mundialmente conhecido após essa produção. Os coadjuvantes de luxo, como gosto de chamar,Pat Morita e Martin Kove, que já haviam aparecido em quase todas as séries de tv da época e em alguns filmes. O resultado dessa equação – 90 milhões de dólares em bilheterias mundiais, 5 continuações e uma série de tv de muito sucesso.

Após o 3º filme lançado em 1989 e a mudança radical de um dos protagonistas no 4º filme lançado em 1994, a franquia começava a demonstrar sinais de cansaço. Adicione a isso um péssimo retorno financeiro e as aventuras  do Mestre Myagi tiveram uma longa pausa nos cinemas. Até que em 2010, foi dada uma nova chance a franquia. Basicamente o mesmo roteiro e com a escolha do elenco certo e de uma direção ágil para a época. Jackie Chan entra no lugar de Pat Morita que havia falecido em 2005 e Jaden Smith, filho do ator Will Smith, no papel do novo Karate Kid. Quem comandou essa versão foi o pouquíssimo conhecido Harald Zwart. Foi até hoje o capítulo que mais deu retorno financeiro da franquia. Custou 40 milhões para ser feito e ao final de suas exibições no cinemas conseguiu o enorme feito de arrecadar cerca de 359 milhões em bilheterias no mundo. Muito se falou e se especulou sobre sequências a serem feitas sobre essa nova franquia, mas devido as escolhas totalmente fora dos padrões hollywoodianos feitas pelo ator Jaden Smith, qualquer plano foi completamente descartado.

Até que em 2016 uma luz no fim do túnel com a série Cobra Kai, produzida em sua primeira temporada pelo Youtube, fato que digamos….ser incomum e que teve o restante de suas temporadas exibidas pelo streaming da Netflix. O elenco trazia de volta os atores Ralph Macchio e Steven Zabka retornando aos seus papéis principais de Daniel Larusso e Johnny Lawrence, respectivamente, também como várias participações especiais de atores que participaram dos 3 primeiros filmes da franquia. A série abordou muito bem os temas de rivalidades entre gerações, traumas do passado, frustrações do presente e uma nova geração de alunos em um mundo quase 30 anos diferente.

Official Trailer

Eu sempre gosto de afirmar quando todos trabalham com boa vontade, o resultado disso é quase sempre bastante satisfatório. E é exatamente isso que acontece em Karate Kid – Lendas. Nova produção do universo dos telefilmes da trilogia original dos anos 80, da produção de 2010 e da série Cobra Kai que estreia em 8 de Maio nos cinemas do Brasil.

Primeiro filme para o cinema do diretor de curtas, vídeos musicais e séries de tv Jonathan Entwistle, que levando-se em conta o inexplicável orçamento de 150 milhões de dólares que ele tinha nas mãos, até que não fez um mal trabalho. Mas pela qualidade da produção apresentada, que não é ruim de forma alguma, não parece nem de longe que 150 milhões de dólares foram gastos. Os roteiristas Rob Lieber de Pedro Coelho e o roteirista original Robert Mark Kamen conseguiram unir até que bem o carisma e a nostalgia da primeira trilogia que atrai gerações até hoje com as novas premissas do filme de 2010 que também conseguiu conquistar um novo público.

Confesso que tive bastante receio e até um pouco de medo quando fiquei sabendo acerca dessa produção. Achei que a fórmula já estava mais do que cansada e que iríamos ver nada mais do que as mesmas coisas sem graça, atores cansados e um roteiro repetitivo e sem graça. Ainda bem que estava errado. Pois mesmo sendo praticamente o mesmo roteiro com sutis adaptações aos novos tempos, o elenco pareceu ter sabido envelhecer e nos entregou uma história convincente, comovente e totalmente crível. Ralph Macchio retorna sem exageros e entrega o Daniel san querido por todos, Jackie Chan também entrega o mesmo do Sr.Han. Não podemos deixar de acrescentar que a química entre os dois astros principais está muito boa, o que é importante para o andamento do filme,  e para o elenco de apoio o pouco conhecido Ben Wang que entregou muito bem e soube carregar sem problemas o fardo de ser o novo Karate Kid. Para completar o elenco, Joshua Jackson da trilogia Nós Somos os Campeões e da recente série Atração Fatal, Ming-Na Wen das séries Os Agentes da SHIELD e O Mandaloriano e Sadie Stanley de Em Algum Lugar do Queens.

Karate Kid – Lendas tem tudo para dar certo, e lá vem ele….Mas achei que pecou em alguns aspectos. A participação de Stephen Zabka foi ridícula, era melhor não ter aparecido do que ter participado da maneira como participou e achei esse filme curto demais, apenas 89 minutos o que tenho certeza que muitos críticos irão dizer que esse filme não passou de um episódio duplo para encerrar a série de tv. Acredito que se tivesse cerca de 20 a 25 minutos a mais para que os personagens principais fossem mais aprofundados, o resultado seria melhor.  Karate Kid Lendas vale sim o preço do ingresso e dá um novo fôlego para a franquia nos cinemas. Se vai ser um fôlego grande ou não vai depender única e exclusivamente dos realizadores.

Minha nota para esse filme é:

Número De Ouro 8 PNG , 8, Número, O Número 8 Imagem PNG e PSD Para Download  Gratuito