Eu sinceramente esperava bem mais de uma produção que recebeu impressionates 13 indicações ao Oscar 2025, mesmo ele chegando com bastante ousadia, sendo um filme diferente e inovador, se você levar em consideração que ele é um filme cantado, mas não o considero como um musical, e sim como uma miscelânia de ideias reunidas. Senão vejamos: Uma produção Francesa, com atores Americanos e que fala de um problema Mexicano. Só isso já provoca meio que um nó e se não fosse por esse conjunto de características que acabei de citar, o público não se interessaria muito em conferí-lo nos cinemas. Só tirando a dúvida, miscelânia significa a mistura de várias coisas diferentes, uma desordem narrativa sobre diversos assuntos.
O diretor Francês Jacques Audiard do interessante filme De Tanto Bater Meu Coração Quase Parou nos entrega um dos filmes mais desconformes de 2024. Audiard que também é responsável pelo roteiro, juntamente com Thomas Bidegain de Ferrugem e Osso e Lèa Mysius de Ava nos entregaram uma produção que se passa no México e que tem o Espanhol como a língua principal mas nenhuma das cenas foi gravada por lá. É também o filme de estréia da atriz Espanhola Karla Sofía Gascón após anunciar sua transição em 2018. Anteriormente a isso ela era conhecida como ator tanto na Espanha quanto no México. Foi a primeira atriz trans a receber uma indicação ao Oscar de melhor atriz. O resto do elenco é composto por Zoe Saldaña de Avatar, a fraquinha Selena Gomez que deveria permanecer somente com a carreira de cantora e Edgar Ramírez da nova versão de Caçadores de Emoção.
A campanha do filme ia muito bem até a atriz Karla Sofía Gascon colocar quase tudo a perder após ter falado besteira em várias entrevistas concedidas no Brasil: ela acusou a equipe do filme Ainda Estou Aqui de falar mal a respeito de Emilia Perez. Essas falas foram tão mal aceitas que a atriz foi banida de toda e qualquer promoção feita acerca de Emilia Perez, podendo ser eliminada da corrida pelo prêmio de melhor atriz. Isso, com certeza fez os quase 9500 membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood a repensar o seu voto em algumas categorias que o filme está concorrendo. Poderia até ganhar os prêmios principais – diretor, filme, filme estrangeiro e atriz. Agora se tiver alguma chance será na área dos prêmios técnicos.
O diretor Jacques Audiard pode até ter certeza do que quer entregar ao público, mas o produto final deixou a incerteza de que estamos assistindo a um musical, uma comédia ou um suspense. E mesmo tendo ganho vários prêmios internacionais e sendo o mais indicado ao Oscar desse ano, Emilia Perez peca por não ter a convicção do que quer realmente ser.
Minha nota para esse filme é: