Todo mês de novembro é dada a largada na seara cinematográfica para os filmes com temática natalina e para os filmes que irão concorrer aos prêmios nos festivais do ano que está por vir. Operação Natal foi a produção escolhida para iniciar os filmes de aventura, ação, drama ou comédia de duvidosos recebimentos financeiros por parte dos estúdios investidores que tem o famoso medão de lançá-los mais perto do dia 25 de dezembro em sí e não fechar o ano com os cofres em descalabro. Por exemplo, em 2022 a temporada foi aberta com Noite Infeliz, um longa bastante interessante, mas violento em demasia aonde é mostrado um papai-noel decadente que tem que recorrer a violência para salvar o natal do universo aonde ele se encontra. Foi bem recebido à época, mas não passou disso. Nesse ano de 2024, os realizadores resolveram amenizar bastante a violência e lançar um filme bem mais leve com o intuito de atingir o público infantil e adolescente. Acho que esse objetivo foi atingido apenas em parte.
Operação Natal é dirigido por Jake Kasdan, responsável pela nova fase de Jumanji nos cinemas. No elenco principal temos um velho amigo e colaborador de Kasdan, Dwayne “The Rock” Johnson, ou simplesmente The Rock como é mais conhecido. Acompanhando The Rock, temos Chris Evans, o eterno Capitão América do universo cinematográfico da Marvel, J.K.Simons o J Jonas Jameson dos filmes do Homem-aranha de Sam Raimi, Bonnie Hunt do maravilhoso A espera de um milagre e Jerry Maguire, Lucy Liu da série de TV Elementaríssimo, dos longas Kill Bill e da duologia As panteras e a fraca Kiernan Shipka que infelizmente não conseguiu acertar o tom e entregou uma fraca e decepcionante vilã.
Operação Natal foi escrito por Chris Morgan de Velozes e Furiosos 4, 5, 6, 7 e 8 e Hiram Garcia em seu primeiro trabalho de redação para o cinema que conta a história do sequestro do papai-noel pela bruxa má que tem o intuito de aprisionar todos os que estão na lista negra do papai-noel. Qualquer pessoa que já errou propositalmente ou não está marcado para se lascar nesse natal, segundo a bruxa má. Ou seja, não vai sobrar quase ninguém no mundo.
Operação Natal é aquele filme que une uma linda e importante menssagem com um filme de aventura. Tem um elenco muito bom, mas é demasiadamente longo, o que prejudica bastante o resultado final. Se a projeção fosse diminuida em cerca de 15 a 20 minutos, seria bem mais interessante. Dwayne Johnson e Chris Evans trabalham muito bem juntos e entregam momentos engraçados e empáticos durante todo o filme. Se bem que o papel de Dwayne Johnson também seria igualmente bem recebido se tivesse sido entregue a atores acostumados com filmes de ação e aventura em seu curriculum. Atores como Jason Statham, os irmãos Hemsworth, Chris Pine, todos se sairiam tão bem quanto a dupla escolhida para esse filme.
Pelo menos em termos de heróis, Operação Natal está bem servido. Já não posso dizer o mesmo quando o assunto é a vilã escolhida. Péssima escolha da atriz Kiernan Shipka, que como citei anteriormente entrega uma vilã fraca em uma atuação pífia e sem graça.
Acertando em pouca coisa mais do que errando, Operação Natal ainda sim vale o preço do ingresso em dia de promoção.
Minha nota para esse filme é:
Filme muito longo? …. Hummmm!!!