Super/Man: A História de Christopher Reeve | Warner revela trailer emocionante de documentário sobre a tragetória do ator

Fazia tempo, muito tempo que eu não via uma unanimidade tão grande acerca de uma produção. E mais tempo ainda quando essa produção é um documentário. Super/Man – The Christopher Reeve Story mostra e emociona como a batalha do ator Christopher Reeve, que após um acidente em uma prova de equitação em 1995 o deixou e a partir daí, sua vida mudou completamente. Concordo inteiramento com o crítico e amigo Alexandre Carvalho quando ele cita em seu site CineView que Super/Man – The Christopher Reeve Story é emocionante, necessário e inspirador.

O documentário mostra como a escolha de um papel que muitos o criticaram por isso foi responsável pelos melhores e não tão melhores momentos de sua carreira. A amizade com Robin Williams também não é deixada de fora e uma citação que me fez refletir bastante após sua morte: se Christopher Reeve não tivesse partido, era bem provável que Robin Williams ainda estivesse entre nós. Gostei muito como os diretores Ian Bonhôte de Pódio para todos Peter Ettedgui de A Verdade Sobre Marlon Brandon usam uma imagem digital de Christopher Reeve com muita ou pouca kriptonita à medida que o estado de saúde dele se modifica. Mesmo com sequências usando 100% de computação, tudo fez parte do contexto e nada foi forçado ou exagerado. Christopher Reeve: legado de um herói na tela e na vida

O documentário foi apresentado no festival de Sundance desse ano pelos 3 filhos do ator: Mathew, Alexandra e William Reeves. Coincidência ou não, o lançamento se deu no 20º aniversário de morte do ator. O documentário mostra uma vida de vídeos caseiros propositalmente não remasterizados. Segundo os filhos e filha do ator, durante o processo de produção e escolha dos vídeos caseiros e entrevistas concedidas por Reeve ao longo de sua meteórica carreira, eles poderam se emocionar novamente também se emocionar pela primeira vez com material inédito encontrado pelos pesquisadores que fizeram todos os envolvidos entender que Christopher Reeve era um ser humano como todos nós, com seus defeitos e qualidades, escolhas certas e erradas.

Os diretores mesclaram de forma bem clara as entrevistas, os depoimentos, cenas de seus filmes, enfatizado sua luta pela vida nos momentos mais difíceis dela, e a dificílima arte de lidar com a fama o que o fez se afastar um pouco da família e a mudança radical após o acidente. Depoimentos emocionantes de atores e atrizes que trabalharam com Christopher Reeve nos afirmam que durante sua vida, ele realmente foi um super-homem. Gleen Close, Whoopi Goldberg, Jeff Daniels e Susan Sarandon são alguns dos nomes que faziam parte do ciclo de amizade de Christopher Reeve e que deram lindos depoimentos sobre passagens da vida do ator, desde antes do sucesso dos filmes de Superman até mesmo com a contubarda carreira que ele teve depois. Acredito que é seguro afirmar que não lembro de nenhum outro ator cujo papel tenha casado tão bem com sua persona e você não consegue olhar para Christopher Reeve sem vê-lo como Superman, mesmo que ele tenha feito inúmeros outros filmes.

Outro momento que me chamou bastante atenção foi nos momentos finais do documentários quando Christopher Reeve dizia as pessoas que lhe perguntavam o que era um herói: ” Um herói é um indivíduo comum que encontra forças para perseverar e resistir, apesar dos obstáculos esmagadores”. O documentário Super/Man – A História de Christopher Reeve está fazendo muito sucesso por onde está sendo exibido e tem conseguido o raríssimo feito de ter quase 100% de aprovação no site rotten tomatoes, conseguindo ficar na frente de Superman – O Filme de 78 que tem cerca de 94% de aprovação. Não percam a exibição desse belíssimo documentários nos cinemas, especialmente pelo fato de ser um documentário e não despertar a curiosidade do grande público fazendo com que fique provavelmente pouco tempo em cartaz. Minha nota para essa produção é:

PinMart's Number 10 Ten 10th Anniversary Shiny Gold Lapel Pin | eBay