Coringa: Delírio a Dois | Site Oficial do Filme

UM AVISO IMPORTANTE: APENAS LEIAM ESSA CRÍTICA APÓS ASSISTIREM O FILME CORINGA – DELÍRIO A DOIS.

Infelizmente, vários adjetivos me vieram a mente na saída da cabine para a imprenssa de uma das maiores decepções do ano. Coringa – Delírio a dois é uma verdadeira montanha-russa de emoções e sentimentos aonde o melhor do filme deixou de ser Joaquin Phoenix e passou a ser Lady Gaga.

O filme, já em seus primeiros 5 minutos, tem uma introdução digamos um tanto quanto diferente do que estamos acostumados para um filme desses. Impressiona, mas depois, decepciona.

Totalmente entedível a dualidade nas opiniões de quem primeiro conferiu essa produção, que é um dos filmes mais aguardados desse ano, continuação do megasucesso de 2019, o qual estou pensando seriamente em mudar minha nota devido única e exclusivamente ao minuto final dessa continuação, pois um pequeno detalhe colocou em cheque duas super produções, uma que conseguiu passar do bilhão em arrecadação e outra que, duvido muito, chegar a pelo menos metade disso.

Novamente dirigido por Todd Phillips, Coringa – Delírio a dois tem no elenco além de Joaquin Phoenix voltando a interpretar o papel que lhe rendeu o Oscar de melhor ator em 2020. Completanto o elenco, a maravilhosa Lady Gaga como Arlequina, provando mais uma vez que é uma tremenda atriz. O resto do elenco é formado por coadjuvantes que deixaram muito a desejar, na minha opinião, com a única excessão do ótimo Brendan Gleeson, de Nunca é tarde para amar, As sufragistas Calvário. Todo o resto parecia estar atuando no automático, principalmente o pouco conhecido Harry Lawtey de O pálido olho azul que teve a chance de brilhar como o promotor Harvey Dent, o futuro vilão Duas-caras, mas não deu conta do peso e da importância do papel.

O diretor Todd Phillips ganhou tanto dinheiro e notoriedade com o primeiro filme que nessa segunda parte ele fez o que teve e o que não teve vontade de realizar. Ficou parecendo que ele pouco estava ligando se fazia algum fã service ou não. Fez um filme no qual  parece que várias pessoas participaram da montagem do corte final, cada uma dando o seu toque pessoal a uma verdadeira colcha de retalhos.

Coringa 2“: entenda o que é o transtorno “delírio a dois ...

Menos mal, a parte musical de Coringa – Delírio a dois não é ruim. Mas somente não é ruim devido ao talento como atriz e voz de Lady Gaga. Igual a ela, em Hollywood só temos Barbra StreisandGaga arrasa tanto nas partes cantadas quanto nas partes faladas dessa produção. E um dos maiores erros desse filme foi não aproveitá-la mais em cena. O resultado seria outro, bem diferente se ela tivesse mais tempo em cena.

Em todos esses anos dedicados a criticar produções cinematográficas, eu nunca ví o minuto final de uma continuação prejudicar os dois filmes. E foi isso exatamente o que aconteceu em Coringa – Delírio a dois.

Não fui a favor do diretor querer humanizar um personagem que não é “humano”. Mesmo com a interpretação magnífica de Joaquin Phoenix que nessa continuação continua muito bem também. Mas é mais do mesmo.

O único ator a representar no cinema realmente o que o Coringa é foi Heath Ledger em Batman – O cavaleiro das trevas de 2008. Conseguiu passar com perfeição o que o Coringa é na verdade. Tanto que, recebeu um Oscar póstumo, pois infelizmente, faleceu pouco tempo após o término das filmagens.

Uma das melhores sequências de Coringa – Delírio a dois são as cenas do julgamento de Arthur Fleck. Um misto de realidade e fantasia se alternam no melhor e no pior dessa produção. O diretor mostra como a nossa sociedade atual está totalmente decadente, endeusando os monstros criados por ela própria. Quase que diariamente vemos pessoas do lado errado da lei sendo enaltecidas e endeusadas por mentes vazias que acham que o errado é o certo.

Até a trilha sonora instrumental da compositora Hildur Guõnadottir responsável pela trilha do primeiro Coringa e do maravilhoso Tár conseguiu se destacar, passando quase que desapercebida. As músicas cantadas tiveram um destaque imensamente maior, mesmo sendo cantadas, quase todas, pelo elenco.

Errando bem mais do que acertando, Coringa – Delírio a dois merece a nota

Número 5 Vermelho PNG transparente - StickPNG